A transferência da capital de Oeiras para Teresina

Desde os tempos coloniais, pensava-se em mudar esta capital para outro local, pela dificuldade de comunicação existente que prejudicava a ação do governo e o comércio. Apesar dos justos motivos, a transferência só se fez muito tempo depois, no ano de 1851, graças ao Conselheiro Dr. José Antônio Saraiva que, assumindo o governo da província, escolheu pessoalmente o local, com o desejo de erguer a Nova Vila do Poti e, posteriormente, instalara a capital. O local indicado foi a chapada do Corisco, assim denominada em virtude dos raios e trovoadas que ocorrem durante o inverno, época das chuvas. Pouco depois surgiram as primeiras casas e Igreja de Nossa Senhora do Amparo. No ano seguinte, a Nova Vila do Poti foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Teresina, em homenagem a D. Teresa Cristina – Imperatriz do Brasil e esposa de D. Pedro II.

A instalação definitiva da capital foi feita no dia 16 de agosto de 1852.

O progresso da cidade logo se fez sentir e, após a Proclamação da República, Teresina já se constituía em movimentado centro comercial, além de centralizar toda a vida política do Estado.

8 comentários para “A transferência da capital de Oeiras para Teresina”

  1. camila disse:

    muinto explicado bom ja copiei todo o texto
    OBRIGADO

  2. alex lima disse:

    muito enteresante, porem gostaria de saber mas sobre a tranferencia de cultura o que veio de oeiras e o que criouse aquiem teresina…

  3. Girlene disse:

    Sinceramente essa explicação foi show de bola. Obrigado.

  4. lorena disse:

    muito boa a explicaçao pra eu entender kkkk muito obrigado

  5. juliana disse:

    legal você me ajudou á não perder ponto…

  6. jessica disse:

    muito bom o texto,parabens!

  7. Alex disse:

    Isso nao e explicação nenhuma apenas uma descrição do que aconteceu. Onde estão os argumentos contra e a favor ? Se o racional era melhorar a comunicação com o Rio de Janeiro e o exterior, porque nao fazer a capital em Parnaiba, como qualquer outra capital de que qualquer outro estado no mundo !

  8. Danel disse:

    Muito resumido,mas gostei

Deixe um comentário